Quem somos

A Bravo 52 foi fundada em 2009 com o intuito de apoiar o Fluminense em todas as partidas. Inspirada pelo modelo sul-americano de torcer, a torcida busca  integrar todos os tricolores em uma única voz na arquibancada cantando pelo Fluminense nos momentos bons e ruins.

O nome original da torcida é ‘O Bravo Ano de 1952’ reverenciando os bravos guerreiros que jogaram e conquistaram a Copa Rio de 1952 (Campeonato Mundial da época). Mas, foi com o termo ‘Bravo 52’ que a torcida ficou popularmente conhecida.

A Bravo 52 possui como características o apoio incondicional, a exaltação ao Fluminense em primeiro lugar, ao tradicional visual com bandeirinhas, barras, guarda-chuvas e trapos, apoiando sempre que estádio é lugar de paz e que os adversários são rivais, não inimigos. A não participação na política do clube é outra bandeira levantada pelos componentes, assim como a importância de ser contra a elitização do futebol, apoiando principalmente o retorno de grandes festas como a pirotecnia.

Nós não recebemos dinheiro do clube e não queremos. Entendemos que uma torcida não deve ser financiada pelo Fluminense. Todo dinheiro da torcida é adquirido através da venda de camisas, pescadores (chapéus), canecas e por doações de adeptos. Todo lucro é revertido na compra e manutenção de instrumentos, compra de faixas, bandeiras e transporte dos materiais.

Quando a torcida Bravo 52 precisa de uma quantidade grande de dinheiro para fazer um mosaico ou compra de pó de arroz, por exemplo, nós fazemos um financiamento coletivo com ajuda das mídias sociais.

Somos tricolores comuns que amam o Fluminense fazemos de tudo para ajudar nosso clube.